quinta-feira, dezembro 29, 2005

Greve!!!!!!!!!!!!!!!!!


Quando a gente ouve a palavra greve no Brasil, a gente pensa: “ De novo?” Aqui em NYC é uma coisa de outro mundo.
Na segunda-feira eu foi pro trabalho, enquanto tomava minha sopa de abóbora e separava as contas das mesas que eu tinha atendido durante a noite, liguei pro meu namorido* motivada pelos rumores de que uma greve no sistema público de transporte de NYC iria entrar em vigor a meia noite. Então, já passava da meia noite e pela janela do Café eu podia ver que os ônibus ainda estavam passando. Meu namorido* disse que os funcionários haviam negado a última proposta de negociação e que apenas acertavam os detalhes antes de anunciar a greve.
Como estava na rua 83 no lado oeste de Manhattan, e teria que andar a pé até algumas ruas depois da rua 1 no lado leste da ilha em caso de greve, engoli minha sopa e corri pra estação de metrô o mais rápido possível. Chegando lá, em menos de cinco minutos, meu trem passou… ufa!
Chegando em casa eu olhei o site do NY times pra ver a quantas andava a situação, por que , em caso de greve, eu não teria aula. Nada novo…dormi com o alarme programado pro horário de sempre. Acordei depois das minhas usuais 4 horas diárias de sono, obviamente cansada. Tentei ler o site do NY times, mas meus olhos ainda não tinham sido avisados de que eu tinha acordado, então eu pedi desculpas ao namorido*, que ainda dormia, e liguei a TV. Um repórter estava nas ruas, eram 7 da manhã, a temperatura era de menos 12 graus C: “ Cidadãos andam desesperados batendo nas janelas dos táxis, que por causa da greve, são obrigados a transportar 4 passageiros por vez, implorando pra serem levados pro trabalho”, depois disso eles mostraram a ponte que liga Manhattan ao Brooklyn, que estava lotada de gente indo a pé trabalhar nesse frio da desgraça com um vento que faz o olho da gente lacrimejar o tempo todo.
Sete milhões de pessoas usam o metrô todo dia em NYC, e de repente toda essa gente fica sem metrô ou ônibus, na semana do Natal, quando a cidade está cheia de turistas e todo mundo está fazendo compras…
Nessa hora, eu pensei no que eu estaria pensando sobre isso se eu estivesse no Brasil e não aqui. Provavelmente: “Vão caminhar seu bando de gordo!” Bem, como eu estou aqui eu penso : “Eu, dar o ar da graça pelas ruas de Manhattan nesse frio? Nem morta santa…”

Um comentário:

Paula Garcia disse...

E pensar que eu já andei do SOHO até a Av. Lexington com a 42st., com a minha mãe, entrando de loja em loja de antiguidades ou tudo o que se parecia com loja de decoração e/ou antiguidades... Foi neste dia que descobrimos o café da ABC, do qual lhe falei antes. Foi onde comi a melhor 'CheeseCake' da minha vida e tomei o melhor Chocolate quente de Manhattan.
Lôra, feliz 2006!!!
Beijocas...